Metodologia

O Índice de Ativismo de Tribuna (IAT) é uma métrica do OLB que analisa a intensidade do engajamento parlamentar no debate sobre determinados temas.

O IAT varia entre 1 (menor ativismo no tema) e 10 (máximo de ativismo no tema) e não informa valência (positiva ou negativa). Assim, parlamentares com notas altas são aqueles que mais discursaram sobre o tema ou subtópico, sem discriminar se os discursos foram favoráveis ou contrários.

O indicador baseia-se exclusivamente nos discursos feitos no plenário da Câmara dos Deputados nas seguintes fases das sessões durante a atual legislatura: Grande Expediente, Breves Comunicações, Homenagens, Pequeno Expediente e Comunicações Parlamentares.

Utilizamos um conjunto de 624 palavras-chave agrupadas em 4 grandes temas e 35 subtópicos. Apenas parlamentares que utilizaram ao menos uma dessas palavras-chave em seus discursos recebem um score do IAT para o tema ou subtópico correspondente.

O cálculo do índice considera a frequência de palavras-chave sobre o tema ou subtópico utilizadas pelo parlamentar, bem como o número de discursos proferidos e de palavras empregadas.

Compartilhe: